Quem sou?

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Racionalidade

As pessoas tinham o hábito de me dizer que eu era muito emotiva. Muito sensível. Diziam que me deixava levar pelo coração, sempre. Diziam que para mim primeiro estavam os sentimentos e depois a razão. As pessoas diziam isso. Creio que tinham razão. Mas, eu já não sou assim. Não mais. Não há algum tempo.
Tornei-me racional. Pelo menos mais racional do que sensível. A vida ensinou-me que, na maioria das vezes, temos de ser racionais para conseguirmos chegar ao fim do dia. Afinal, há aqueles dias em que o nosso coração está tão pesado que mal temos força para dar um suspiro, quanto mais para continuarmos a caminhar. Nesses dias, eu sou racional. Fecho esses meus sentimentos, aqueles que antes estavam sempre à mostra, dentro do meu coração e sou racional. Racionalizo o que se passa. Meço as atitudes, as consequências. Tento ser forte.
Se me deixo levar pelos sentimentos? Sim, deixo. Quando algo acontece, quando a minha vida dá uma volta enorme e que eu não espero, quando bato no fundo do poço (uma vez mais) eu primeiro sou sentimental. Desespero. Choro até não ter mais lágrimas. Mas sei que nada disso vai ajudar-me. Então, pego no meu coração despedaçado e assustado e dou-lhe um novo ar. Racionalizo. Em última instância finjo. Fecho o desespero e o medo a sete chaves e sou racional. Acordo, sorrio, digo piadas, leio livros, trabalho, passeio, como, faço tudo o que faria num dia feliz. Uso uma máscara. A máscara da razão. E sobrevivo aos dias. À espera, apenas à espera do dia em que o meu mundo voltará a entrar nos eixos. À espera do dia em que posso soltar o desespero e o medo que estão no meu coração, pois eles terão sido transformados em felicidade e paz.
É assim que tenho vivido esta última semana. Com a máscara da razão. É assim que tenho sobrevivido a esta semana. E foi assim que sobrevivi no passado, a tantas temporadas más.

Porque, como me disse uma vez o homem mais inteligente que faz parte da minha vida: tudo na vida é equilibrado, quando vivemos dias muito maus irão chegar dias muito bons, para equilibrar.
E como tudo o que este homem me diz é lei (sempre foi e sempre será) eu acredito e espero por esses dias, os bons. Para equilibrar estes dias. Para equilibrar a minha vida.

Sem comentários:

Enviar um comentário