Quem sou?

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Dos livros que deram filmes

Já me aconteceu, bem mais do que uma vez, estar a ver o trailer de um filme e pensar que tenho de o ver pois ele parece ser extraordinário. Através desse mesmo trailer venho a descobrir que aquele filme é a adaptação de um livro, ao descobrir isso volto atrás na minha ideia e já não vou ao cinema, no dia seguinte, ver o filme. Quando um trailer me prende a atenção sei que tenho de ler o livro primeiro. Há duas razões para tal: 1 - o filme parece-me ser extraordinário logo o livro será, muito provavelmente, melhor, já que até hoje não conheci nenhum filme que superasse o livro que lhe deu origem; 2 - se não ler o livro primeiro nunca mais o lerei e possivelmente perderei a leitura de um livro maravilhoso. Porque é que nunca mais o lerei? Simples, não consigo ler o livro, pela primeira vez, após ter visto o filme, já tentei e não passei da página 50. Tentei fazê-lo há muitos atrás com O Senhor dos Anéis - A irmandade do Anel. Tinha acabado de ver o filme e como ao chegar ao fim do filme a história não acabou decidi que iria ler os livros. Comprei o primeiro livro e não consegui ler, pois sabia o que ia acontecer, por isso o livro tornou-se , para mim, aborrecido. Neste caso optei por não ler nenhum dos livros e apenas ver os filmes (já que não lera o primeiro não iria ler os outros). É claro que esta situação é estranha já que eu releio os meus livros favoritos, logo estou a ler algo e já sei o que vai acontecer em seguida. E consigo reler um livro após ter visto o filme, como é o caso do livro P.S - Eu amo-te, eu li o livro e em seguida vi o filme, entretanto já vi o filme mais uma dezena de vezes e li o livro novamente.
Mas, o facto é que eu não consigo ler um livro, pela primeira vez, após ter visto o filme. Assim sendo, ao ver o trailer do filme As Serviçais (The Help) e ao descobrir que era adaptado de um livro decidi não ver o filme enquanto não lesse o livro. Recebi o livro este Natal e já terminei de o ler. Antes de mais, aconselho a todas as pessoas, é apaixonante, tem personagens únicas e muito bem caracterizadas, a história envolve-nos docemente e talvez seja útil para algumas mentes que por aí ainda andam (digo isto porque conheço estas mentes, mentes tacanhas). Agora estou desejosa de ver o filme, ainda mais do que só com o trailer. Estou mesmo desejosa.



Sem comentários:

Enviar um comentário