Quem sou?

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Dois pesos e duas medidas

Eu não me importo nada, mas mesmo nada, com desarrumações..... na casa dos outros. Ou seja, se eu for a casa de alguém e esta estiver desarrumada não me faz confusão, na maior parte das vezes nem reparo nisso. Acho que cada um tem de ter a casa como gosta, por isso, não me incomoda que as coisas não estejam no seu lugar, de facto, já me aconteceu, várias vezes, só reparar na desarrumação quando a pessoa da casa faz o comentário sobre ter tudo desarrumado. Cresci a ver a casa da minha tia incrivelmente desarrumada, mas desarrumada ao extremo, vejam só, da última vez que a fui visitar o meu primo quis mostrar-me o seu novo animal de estimação (uma chinchila), então eu para chegar à gaiola tive de me espremer entre uma cama que nunca foi usada, electrodomésticos antigos, uma estante que tem livros acumulados e estragados, e milhões de objectos que estavam no chão. Na casa da minha tia um mapa jamais será suficiente para se encontrar as coisas. Por isso, talvez por ter crescido a ver a casa dela sempre assim, a desarrumação não me faz confusão.
Mas na minha casa a história é outra. Detesto ver as coisas desarrumadas. Detesto. Não consigo viver numa casa que está desarrumada. A minha mãe (irmã da minha tia) sempre foi aficcionada pelas limpezas, na verdade eu costumava dizer-lhe, em jeito de brincadeira, que o aspirador e o pano do pó eram os seus melhores amigos. Quando era adolescente eu odiava esta mania da minha mãe, porque todas as semanas eu tinha de limpar o pó do meu quarto e, por vezes, de toda a casa. Detestava, detestava limpar o pó, mas a minha mãe sempre teve a casa impecável e, mais do que isso, sempre me disse que ao menos se alguém lhe aparecesse à porta ela não teria vergonha do estado da casa. Agora percebo-a lindamente. Eu não consigo suportar a ideia de alguém aparecer em minha casa, sem avisar, e eu ter tudo desarrumado e sujo, fico com medo do que a pessoa pode pensar. Por isso, sempre limpo a minha casa todas as semanas. Mas a C. veio mudar isso.
A C. espalha os brinquedos, espalha pêlo no chão e adora espanhar água pela cozinha. Desde que a tenho que nunca mais consegui ter a casa perfeitamente limpa como antes. Por isso, adoptei o sistema de: limpar o pó à casa uma vez por semana como já acontecia, e aspirar e lavar o chão todos os dias (no pior cenário de dois em dois dias). E consigo ter tudo limpo e arrumado, até mesmo a cozinha, que é a divisão que ela desarruma e suja mais.
Hoje foi manhã de limpezas. A manhã toda. Neste momento tenho o quarto arrumado (algo que desde os 15 anos tenho sempre pois não consigo dormir num quarto desarrumado), a roupa estendida, o pó da casa limpo, o chão aspirado e lavado e a C. a dormir enroscada num edredão fininho. Foi uma boa manhã. Ter a casa limpa e arrumada, para mim, é como ter a cabeça arrumada, é como se tudo fizesse sentido (nem que seja só por momentos).

Sem comentários:

Enviar um comentário