Quem sou?

segunda-feira, 25 de julho de 2011

As diferentes gerações que gostam do Harry Potter

Ainda me lembro de quando recebi o meu primeiro livro do Harry Potter. Foi pelo Natal, uma prenda de uma amiga da família. As pessoas sabem, na sua grande maioria, que eu adoro ler e que poucas prendas, para mim, são melhores do que livros. Essa amiga sabia, e por isso ofereceu-me o livro "Harry Potter e a Pedra Filosofal". Admito que detestei. Olhei para o título e para a capa do livro e pensei "Que absurdo, Pedra Filosofal, mas que raio de livro é este? E isto é o desenho de um jovem a voar numa vassoura? Certo. Rídiculo." Não me dei ao trabalho de ler a sinopse, pura e simplesmente deixei o livro de lado e não lhe peguei durante bastante tempo. Num dia de chuva, daqueles dias mesmo de temporal, olhei para a minha estante e lá estava o livro. Tentei a minha sorte. Sentei-me na cadeira do quarto e comecei a ler. Horas depois estava a delirar com o livro. No momento em que o Harry está com o Hagrid, após saber que era feiticeiro, já eu estava uma fã incondicional do bem dito livro. Li o livro num dia. E depois descobri que havia mais três. Corri a ir comprar todos e a lê-los.
Os livros do Harry Potter eram um fenónemo novo em Portugal, pessoalmente não conhecia ninguém que os tivesse lido. E ainda estavam longe de estarem todos escritos. Lembro-me da agonia que foi esperar uns 3 anos pelo 5º livro da série. Lembro-me de chorar imenso quando Sirius morreu. Lembro-me de mal dizer a J.K. Rowling por ter morto uma das personagens que eu mais gostava. Lembro-me de esperar, impaciente, pelo 6º livro, e mais uma vez detestar tamanha morte (apesar de nessa altura já não ter chorado). E recordo-me de quando saiu o último livro. Nessa altura já não era adolescente, como fora quando comecei a ler o 1º livro, mas ainda assim mal podia esperar para ler, de uma virada só, o último livro da série.
Apesar de gostar muito, mas mesmo muito, mais dos livros do que dos filmes, eu vi todos eles (menos este último, ainda não tive oportunidade de o ir ver). Eu sou daquela geração que primeiro leu os livros, que se apaixonou pelas personagens quando era adolescente, e que só depois viu os filmes, e agora, já adulta, ainda os vê.
Mas neste momento há uma outra geração que adora o Harry Potter. Uma geração diferente. Esta geração:
Cenário 1:
Eu - E gostas de cinema?
Jovem - Gosto sim, bastante.
Eu - Gostas do Harry Potter? Hoje é o dia de estreia do último filme.
Jovem- ADORO o Harry Potter!!!
Eu - Também gosto muito. Qual o teu livro favorito?
Jovem - Não sei.
Eu - Não? Não tens um livro que seja o que mais adoras ler?
Jovem - Não li nenhum, só vi os filmes.
Eu - Ah.....
Cenário 2:
Eu - Estás com cara de sono.
Jovem 2 - Ontem fui ao cinema ver o Harry Potter e os Talismãs da Morte parte 1.
Eu - Gostaste? Ainda não fui ver.
Jovem 2 - Muito!
Eu - Em que parte fica?
Jovem 2 - Na morte do Dobby. Tive muita pena por o Dobby ter morrido, quase chorei.
Eu - Então, mas isso acontece no livro.
Jovem 2 - Eu nunca li nenhum dos livros.
Eu - Ah, está bem.
Pois é. Esta é a nova geração do Harry Potter. A dos filmes. Tenho um bocado de pena deles, porque não sabem o quanto perdem por não terem lido os livros. Afinal os filmes NÃO explicam tudo. E porque, apesar de os actores serem giros e dos cenários estarem fantásticos, na minha imaginação as personagens e os acontecimentos narrados nos livros são MUITO mais grandiosos. A nova geração que é fã do Harry Potter, não é como a minha, é totalmente diferente. Mas pronto, são gerações. É muito mais fácil ir ver um filme do que ler um livro. Enfim!


P.S - Através da imagem, adivinhem lá qual é um dos meus actores favoritos de sempre? Claro está, Alan Rickman.

Sem comentários:

Enviar um comentário